segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fases da Gestação - 14 a 17 semana

Foto: ultra-sonografia: 16 semanas de gestação
2º Trimestre:
Os desconfortos do início da gravidez já terão passado e você vai parecer e sentir-se incrivelmente bem. O útero grávido sai da cavidade pélvica e sua gravidez é por todos notada. O aumento de peso neste trimestre ficará entre 4 e 5,5kg.
Da semana 14 a 17:
O nível sangüíneo dos hormônios causadores dos enjôos (gonadotrofinas coriônicas) cai abruptamente e os enjôos cessam. Por outro lado, a produção do estrogênio e progesterona placentários aumenta enormemente e você começa a notar alterações na pele e cabelos.
Semana 14:
A progesterona placentária torna os movimentos intestinais mais lentos e a obstipação intestinal se torna mais comum. Sugere-se ingerir mais água, além de frutas e vegetais ricos em fibras.
Semana 15:
Daqui em diante seu guarda- roupa precisa mudar; suas medidas já não são mais as mesmas.
Semana 16:
Provavelmente seu médico pedirá que seja feita a ultrassonografia morfológica entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação. È um dos exames mais importantes de toda a gravidez, pois consegue detectar até cerca de 85% das malformações que o bebê poderia apresentar.
Semana 17:
O bebê apresenta movimentos desde as primeiras semanas, como você já viu nas primeiras ultrassonografias, mas os movimentos fetais só serão percebidos subjetivamente agora, caso você já tenha tido gestações anteriores (na 1ª gestação costuma demorar um pouco mais). Algumas gestantes sentem mais cedo e outras mais tarde.
Dr. Paulo Eduardo de Ameida MouraGinecologista e Obstetra

2 comentários:

juliana disse...

Eu tbm estou de 16 semanas estou muito feliz nao vejo a hora de fazer a ultra e saber logo o sexo....bjim
juliana marilia sao paulo...

taciane disse...

Ola mamâes e papais de primeira ou segunda viajem, eh meu primeiro bebe, ja fiz a ultra e graças a DEUS esta td bem o nenem ate q ta grandinhu mede aprox 19 cm (hehehe puxou o papai) estou de 16 semaninhas.